domingo, 15 de abril de 2007

Tofu



Sobre o Tofu

Tofu é um produto natural para a cozinha, muito apreciado devido à sua versatilidade. É originário da China e provém de uma descoberta feita no palácio do imperador por volta do século quinto. Originalmente destinado aos aristocratas e monges, era considerado como um alimento que promovia a longevidade.
Trata-se de um queijo, ou também requeijão, que é feito a partir do feijão de soja. Devido à sua proteína, quer seja cozido, guisado, frito ou assado, pode substituir a carne.

O tofu é digerido facilmente pelo nosso sistema digestivo o que permite a completa absorção dos nutrientes.
É um alimento útil na dieta de bebés, idosos, em casos de convalescença e quando se registam determinadas alergias alimentares.
Devido ao seu elevado teor de ácidos gordos insaturados ajuda a reduzir os níveis de colesterol e doenças cardiovasculares.

O tofu é feito de um leite produzido dos feijões de soja moídos. Os grãos de soja são primeiro descascados para lhes retirar o característico sabor amargo e em seguida são esmagados em água quente. A escolha da temperatura da água é muito importante para respeitar as vitaminas e outros nutrientes.

Etiquetas:
Nutrição

4 comentarios:

Maria Azenha dijo...

gosto imenso de Tofu. È muito importante esclarecer as pessoas sobre deste tipo de alimentos.


Abraço,


***maat

magarça dijo...

E que pode substituir perfeitamente a carne em muitos pratos.

Luis Enrique dijo...

Pois querida amiga Maat, que melhor alternativa à carne que o Tofu. Já lhe contei que fui macrobiótico, o tofu estava entre o meus pratos preferidos. Tenho procurado aqui em Caracas, mas é dificil de encontrar.

Abraço, obrigada

Luis Enrique dijo...

Perfeitamente margaça, claro que sim. E não se faz sofrer animal nenhum, sou vegetariano.

Abraço amiga.